Fórum das ADs reivindica novamente diálogo com o governo Rui Costa


Esta semana o Fórum das ADs reivindicou, mais uma vez, retomada do diálogo com o Governo do Estado através da mesa negociação permanente. Dado o cenário pandêmico, a solicitação foi realizada por contato virtual via e-mail endereçado à Secretaria de Educação, Comissão de Educação da ALBA e ao líder do governo no legislativo estadual, deputado Rosemberg Pinto (PT). Há nove meses as Associações Docentes solicitam formalmente do governo reabertura e continuidade da mesa contudo, sem retorno positivo (leia mais).
O último encontro ocorrido entre os (as) professores (as) e representantes do governo foi em novembro de 2019. Na ocasião, estava em debate a implementação das Dedicações Exclusivas (D.E.) travadas e a defesa do Estatuto do Magistério Superior, lei que rege a carreira docente. O diálogo foi interrompido pelo governo a partir da condicionante posta para os sindicatos de sugerir renúncia da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em defesa do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior, como condicionante para a implantação de todas as Dedicações Exclusivas (D.E.). Entretanto as assembleia rejeitaram essas propostas, pois feriam o Estatuto do Magistério e algumas ADs ganharam na justiça a implementação das Mudanças de Regime de Trabalho.
A mesa foi uma conquista da greve de 2018 enquanto um canal de comunicação permanente entre docentes e Governo do Estado para tratar das questões que envolvem direitos e educação pública superior. Hoje, a centralidade da pauta na reabertura de diálogo é também uma das bandeiras de luta da pauta de reivindicações 2020 (confira).
“Consideramos que o diálogo é fundamental e ele não pode ser interrompido dessa forma. É o momento de reforçar o papel da ciência e do conhecimento no enfrentamento ao Covid-19. Mesmo com as aulas de graduação suspensas, os (as) docentes das Universidades Estaduais Baianas estão atuantes com atividades de pós-graduação, pesquisa, extensão além das incontáveis ações no desenvolvido de produção de álcool gel, EPIs e assessoramento as secretarias de Saúde de vários municípios baianos. Portanto, não se justifica a suspensão de mesa de negociação, principalmente após a entrega da pauta de reivindicações de 2021”, destacou Arturo Samana, coordenador do Fórum das ADs.