Professores (as) protocolam novo documento para o governo. (Foto: Ascom Fórum das ADs)
As Associações Docentes protocolaram nesta sexta-feira (30) um novo ofício nas Secretarias da Educação (SEC), Administração (SAEB), Relações Institucionais (SERIN) e Governadoria. O documento reivindica abertura da mesa de negociação e reforça o indicativo de agendamento de reunião dado pelo governo em reunião presencial no primeiro semestre com os secretários. Reitera, ainda, os mais de 6 meses de pauta protocolada nas instâncias governamentais. Leia o novo documento na íntegra aqui.
Completado 6 meses de gestão de Jerônimo Rodrigues (PT), apesar do diálogo, o governo ainda não abriu a mesa de negociação com as Associações Docentes. No mês de maio ocorreu um encontro dos sindicatos com as secretarias de Relações Institucionais e Administração sobre o reajuste salarial. Naquele momento ficou indicado que ocorreriam espaços permanentes de diálogo do governo com o movimento para discutir os itens de pauta que dizem respeito à fila de Dedicação Exclusiva (DE), às Passagens Docentes e as demais pautas do movimento, como a reposição das perdas inflacionárias, que chegam a quase 40%. Contudo, o agendamento dessas reuniões ainda não ocorreu.
A pauta do movimento docente foi construída e aprovada em assembleias da categoria. Desde dezembro de 2022 o Fórum protocolou o documento ainda para a equipe de transição estadual e essa é a segunda vez que as Associações Docentes endereçam documento para o novo governo. Durante o período eleitoral, o Fórum das ADs também apresentou uma carta sobre o pleito do movimento docente para os candidatos ao governo, que foi respondida e assinada por Jerônimo Rodrigues, com o comprometimento de dialogar com os setores das universidades, até então na condição de candidato ao Governo da Bahia.
Protocolo da Governadoria recebe novo documento do movimento docente. Foto: Ascom Fórum das ADs