Fórum das ADs prepara ações para lutas em 2018

Reunião do Fórum das ADs no dia 01.02.18 na ADUFS. Foto: Ascom Fórum das ADs

Com o indicativo de greve aprovado pelas assembleias docentes das Ueba, ocorreu na quinta-feira (1) a primeira reunião do Fórum das ADs deste ano. O espaço atualizou a discussão sobre a pauta da categoria e indicou novas ações para fortalecer a luta em prol do movimento paredista. Além de uma análise de conjuntura sobre o cenário político estadual e nacional, foi encaminhado o calendário de atividades do mês de fevereiro.

Análise de conjuntura
Os professores fizeram uma avaliação sobre o cenário de retrocessos e retirada de direitos trabalhistas a nível nacional e estadual. No plano nacional, foi destacada a necessidade de fortalecer o enfrentamento contra a Reforma da Previdência que, caso aprovada, representará um duro ataque à aposentadoria de toda classe trabalhadora, rural ou urbana, dos setores público e privado (saiba mais). O Fórum indicou às diretorias das ADs constuirem com fóruns locais atos e mobilizações contra a reforma, que tem sua votação prevista na Câmara dos Deputados para o dia 19 de fevereiro.

A ênfase sobre a pauta local foi o principal tema do debate. As diretorias analisaram a situação diferenciada do Estado da Bahia em relação a outros estados do país. Na leitura do Fórum das ADs, apesar do governo anunciar que as contas da Bahia estão bem, com o acúmulo de sucessivos superávits, o governo Rui Costa (PT) restringe os direitos trabalhistas. Atualmente, os docentes do ensino superior, assim como a maioria do funcionalismo público da Bahia, já completaram três anos sem reajuste salarial. Em números, de acordo com o cálculo do Fórum das ADs, isso representa uma perda salarial de 21,1%. Considerando a renda anual, para os docentes isto significa uma perda acumulada de, pelo menos, três meses de salário desde 2015.

“Iremos fortalecer a luta estadual. Protocolamos nossa pauta de reivindicações 2018 nas instâncias governamentais ainda em dezembro de 2017 e lutaremos por ela. Estamos atualizando todos os dados orçamentários de 2017, número de docentes nas filas de progressões, promoções e mudança de regime de trabalho, situação do quadro de vagas e os cálculos do arrocho salarial. Vamos preparar uma campanha ofensiva contra o discurso do governador Rui Costa”, afirmou Sérgio Barroso, atual coordenador do Fórum das ADs.

Confira a pauta 2018 na íntegra aqui.

Campanha de Mídia 2018
A reunião indicou a realização de um estudo aprofundado sobre as perdas salariais do funcionalismo público baiano nos últimos 20 anos através do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. O estudo deverá embasar a campanha de mídia. A perspectiva do Fórum das ADs é de preparar uma forte campanha nas redes e nas ruas para o primeiro semestre de 2018. Haverá, ainda, uma reunião entre as assessorias de comunicação das seções sindicais sobre o assunto no dia 21 de fevereiro em Vitória da Conquista (ADUSB).

Além das ações relativas à comunicação, foram apontadas outras iniciativas como, ampliar a participação dos Grupos de Trabalho (GTs) e realizar cursos de formação política dentro das universidades. Conforme aprovado no 57º Congresso Nacional do ANDES-SN (leia mais) foi discutida também a participação das Seções Sindicais nas atividades do Sindicato Nacional no Fórum Social Mundial 2018.

A próxima reunião do Fórum das ADs ocorrerá dia 22 de fevereiro, a partir das 9h, na sede da ADUSB. Confira o calendário do mês de fevereiro.