Eleição do ANDES-SN para o próximo biênio terá duas chapas

Representantes das chapas inscritas durante o 37º Congresso do Sindicato Nacional do ANDES-SN

Nos dias 9 e 10 de maio, será eleita a nova diretoria do Andes-SN para o biênio 2018-2020. O processo eleitoral foi iniciado durante o 37º Congresso Nacional, ocorrido em Salvador, com a inscrição de duas chapas, a de número 1, “Andes Autônomo e de Luta” e a de número 2, “Renova Andes”. Durante o encontro, as chapas foram apresentadas na plenária e defenderam as suas posições. A votação acontecerá nas seções sindicais de todo país de forma direta e secreta.

A chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta", tem como candidatos a presidente, Antônio Gonçalves Filho, Apruma Seção Sindical; a secretária-geral, Eblin Farage, Aduff SSind. e atual presidente do ANDES-SN; e a tesoureira, Raquel Dias Araújo, Sinduece SSind. A chapa 2 “Renova ANDES” é composta por Celi Taffarel, da Ufba; Maria de Lourdes Nunes, Adufpi SSind.; e Everaldo Andrade, Adusp SSind., são os candidatos aos cargos de presidente, secretária-geral e tesoureiro, respectivamente. Por motivos problemas de saúde na família, Celi não pode participar, presencialmente, da inscrição.

Regras eleitorais
A diretoria do Andes-SN, conforme seu estatuto, é composta de 83 (oitenta e três) diretores(as). São 11 (onze) diretores(as) nacionais, mais 72 (setenta e dois) diretores(as) regionais, 6 (seis) para cada uma das secretaria regionais: Norte I, Norte II, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Planalto, Pantanal, Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Rio Grande do Sul.

O grupo dos 11 é composto por presidente, 1º. vice-presidente, 2º. vice-presidente e 3º. vice-presidente; secretario geral, 1º. secretário(a), 2º. secretário(a) e 3º. secretário(a); 1º. tesoureiro, 2º. tesoureiro e 3º. tesoureiro.
Cada Regional é composta de 1º. vice-presidente regional, 2º. vice-presidente regional, 1º. secretario regional, 2º. secretario regional, 1º. tesoureiro regional e 2º. tesoureiro regional.

As chapas terão até o dia 27 de fevereiro para apresentar os demais nomes que compõem a candidatura. A comissão eleitoral terá 7 dias corridos para homologar as inscrições. As eleições devem ocorrer, por votação direta e secreta em todo o Brasil, nos dias 9 e 10 de maio de 2018.

A eleição
Durante a o congresso constituída também a comissão eleitoral que organizará o processo de escolha da próxima diretoria do Sindicato Nacional. Pela atual diretoria, foram indicados o secretário-geral, Alexandre Galvão (titular), Olgaíses Maués e Luis Acosta (suplentes). A plenária elegeu os demais membros: Paulo Rizzo (UFSC), Luciano Coutinho (UFRJ), Rubens Rodrigues (UFJF), José Carneiro (UFPA), Glaucia Russo (UERN) e Américo Kerr (USP).

O Andes-SN é um sindicato de base, portanto, seus posicionamentos são aprovados de forma direta por todos os sindicalizados em espaços de deliberação (Congresso Nacional do Andes e CONAD). As seções sindicais organizam as eleições de forma a garantir a votação direta dos filiados para escolha da direção nacional.

Fonte: Andes-SN e ADUSB com edição Fórum das ADs