Professores (as) das Ueba protestam durante a Lavagem do Bonfim

Movimento Docente na Lavagem do Bonfim 2018. Foto: Ascom Fórum das ADs

Durante a tradicional Lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (11), as (os) docentes foram às ruas em Salvador e protagonizaram mais um ato de protesto em defesa das Universidades Estaduais, direitos trabalhistas e da aposentadoria. A participação de vários sindicatos e dos movimentos sociais representou mais um espaço de denúncia dos problemas enfrentados pela categoria docente e pela população de baiana.

Com muita alegria e disposição, acompanhadas (os) por uma fanfarra, faixas, placas, o grito do bloco dos (as) docentes ecoou pelas ruas de Salvador e chamava atenção por onde passava. O Movimento Docente, este ano, pautou em seus materiais de comunicação os cortes do governo Rui Costa na educação e nos direitos trabalhistas com o tema “Rui Corta: Governo mãos de tesoura”. A pauta estadual com reivindicações do movimento docente para 2018 foram as principais bandeiras do protesto.

Materiais de Comunicação com o tema “Rui Corta: Governo mãos de tesoura”. Foto: Ascom Fórum das ADs 

Além dos temas estaduais, o movimento pautou também, junto ao bloco da CSP-Conlutas, a defesa da aposentadoria e a luta contra a Reforma da Previdência. Estiveram presentes na caminhada, ao lado dos (as) docentes, estudantes, outros sindicatos, setores da esquerda socialista, além dos que se aglutinaram no animado e descontraído protesto.
Confira as imagens do bloco.

Pauta 2018

Assim como foi durante a Lavagem do Bonfim, para 2018 as próximas mobilizações do Fórum das ADs reafirmarão a pauta de reivindicações dos docentes protocolada em 18 de dezembro no ano passado. O documento, entregue na Governadoria e nas secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e das Relações Institucionais (Serin), reforça e atualiza os eixos de reivindicações da categoria do último ano. Para mais informações clique aqui

A próxima reunião do Fórum das ADs ocorrerá no dia 1 de fevereiro na Uefs a partir das 9h. O Movimento Docente das Ueba, com indicativo de greve aprovado nas quatro universidades, avaliará os próximos passos da luta.