Nota de solidariedade à Universidade Federal de Minas Gerais e em defesa das universidades públicas brasileiras

O Fórum das ADs se junta às manifestações de solidariedade à UFMG

O Fórum das ADs, em nome das seções sindicais dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia – Uneb, Uesc, Uesb e Uefs – junta-se à indignação que tomou conta da comunidade acadêmica de todo o país sobre a condução coercitiva ocorrida na Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 6 de dezembro de 2017. Na manhã desse dia, gestores (as), ex-gestores (as) e docentes da UFMG foram conduzidos com violência por autoridades da Polícia Federal, em uma operação que apura supostos desvios na construção do Memorial da Anistia.

O Fórum entende que a razão alegada para a operação é claramente abusiva e ironicamente chamada “Esperança Equilibrista”. A ação, além de expor pessoas no exercício de sua função pública, sem direito à defesa, expressa no seu próprio nome o escárnio para com todos e todas que lutaram pelo fim da ditadura militar no Brasil e defendem a democracia neste país.

Não é a primeira vez que a Polícia Federal tenta coagir o ambiente universitário. Só entre 2016 e 2017, quatro das maiores Universidades Federais do Brasil (UFMG, UFRGS, UFSC e UFPR) sofreram impactantes operações policiais. Em alguns desses casos, com prisão ou condução coercitiva das autoridades máximas– nos planos administrativo e simbólico – das instituições. Nunca se viu um cenário desses antes.

A vida da universidade pública brasileira está em risco através do contingenciamento de verbas, perseguição à(o)s que lutam, imposição de cerceamento da liberdade de expressão e propagandas enganosas que tentam desmoralizar o(a)s servidore(a)s e criminalizar o movimento sindical.

É preciso defender a universidade pública gratuita, laica, socialmente referenciada desse cenário que se aproxima. Sua defesa intransigente é hoje uma exigência para todos nós, membros da comunidade acadêmica e a sociedade brasileira. O Fórum das ADs se junta às manifestações de solidariedade à UFMG!

Bahia, 7 de Dezembro de 2017.