Moção de solidariedade à luta dos (as) educadores (as) de Feira de Santana


Feira de Santana vive, neste 1º de abril, um episódio criminoso de violência e desrespeito com aqueles (as) que defendem a educação. Na última madrugada, após a ocupação de professores e professoras na Prefeitura Municipal em luta por melhores condições de trabalho, a Guarda Municipal feirense protagonizou uma repressão digna de cenas de guerra.
As imagens que viralizaram nas redes sociais mostram como a prefeitura de Colbert Martins Filho (MDB), ao invés de utilizar a via democrática para resolver a situação, utilizou da violência física e spray de pimenta contra todos os presentes sem distinção: professores, estudantes, vereadores e jornalistas. A ação criminosa culminou na manutenção em cárcere privado daqueles que tentavam dialogar pacificamente.
A repressão levou algemado Rafael Moreira, assessor do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que vinha fazendo as transmissões de dentro da prefeitura desde ontem. Segundo a comunicação do parlamentar, Rafael foi espancado e encontra-se preso ilegalmente e em isolamento completo, dentro da Prefeitura, pela Guarda Municipal. Os direitos básicos do ativista, como o acompanhamento por um/a advogado/a, não estão sendo garantidos.
Durante todo do dia, educadores (as), ativistas e movimentos sociais estiveram presentes na Prefeitura de Feira de Santana prestando solidariedade à luta e exigindo liberdade para Rafael Moreira. No segundo dia de manifestação, o prefeito Colbert Martins Filho, além de não comparecer à negociação agendada, espalhou fake news na mídia feirense e atacou novamente com violência física professores (as) e o movimento de resistência.
O Fórum das ADs presta toda solidariedade e apoio aos professores/as, estudantes/as, vereadores/as e familiares em luta, ao passo que se soma àqueles e àquelas que repudiam a violência da Prefeitura de Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins protagoniza um péssimo exemplo de como tratar a educação pública baiana. Soluções truculentas contra o direito democrático de manifestação vão de encontro aos princípios básicos da própria democracia, principalmente nesse momento crítico em que existe no Brasil a ascensão de grupos políticos que flertam com o uso da força, vitimam milhares de trabalhadores, principalmente os negros e moradores das periferias, indígenas, ciganos, mulheres e LGBTQIAP+, além de defender a ditadura e ameaçar a democracia.
Chega de violência contra a educação!
Pela garantia da integridade de Rafael Moreira!
Negocia Colbert!
 
1 de abril de 2022