Repúdio à Rádio Clube FM pelos ataques às professoras do SIMMP

Nota de Repúdio à Rádio Clube FM

O Fórum das ADs se soma as entidades e coletivos que repudiam as agressões machistas, desrespeitosas e antissindicais realizadas as dirigentes do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), no dia 22 de março de 2022. O fato ocorreu na Rádio Clube FM, no Programa Sudoeste Agora, comandado pelos radialistas Humberto Pinheiro e Whashington Rodrigues. Na ocasião, as professoras Elenilda Lima e Greissy Leôncio, que representam o Simmp, tiveram suas falas interrompidas enquanto respondiam à pergunta sobre o piso salarial dos professores e a implantação da lei em Conquista.

Durante o que deveria ser uma entrevista, as professoras foram repetidamente interrompidas e silenciadas pelos radialistas. Com vozes exaltadas e comentários difamatórios, o estúdio virou palco para um show de horrores, com direito à expulsão das entrevistadas ao final da discussão.

Não existe democracia sem liberdade de expressão. O profissional da imprensa que se furta a ouvir o contraditório abandona uma premissa fundamental do jornalismo, a de dar voz aos dois lados. Esse episódio que é um exemplo infeliz de falta de respeito aos direitos coletivos (especialmente das mulheres), à liberdade de expressão e à democracia. É inadmissível que um espaço de concessão pública seja utilizado como espaço para reprodução de violências e disseminação de discursos de ódio.

Pela Democracia na Comunicação!
Contra todas as formas de Opressão!