Nota de repúdio ao despejo do Acampamento Terra Nobre, em Vitória da Conquista (BA)

Nota de solidariedade ao acampamento Terra Nobre

Na quarta-feira (9), aconteceu uma ação truculenta e autoritária de remoção dos moradores do Acampamento Terra Nobre pela prefeitura de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Máquinas da prefeitura chegaram no local fazendo remoção das ocupações e destruindo casas, roupas, comida, documentos e móveis de várias famílias. O Fórum das ADs vem manifestar seu total repúdio a esse ato violento da gestão da prefeita Sheila Lemos (DEM), ao passo que se solidariza com mais de 40 famílias atingidas.

Segundo o advogado do movimento, a ação foi ilegal pois não havia nenhuma ordem judicial que permitisse a prefeitura realizar a integração e as famílias não foram notificadas previamente. Em um ano e dois meses, essa foi a segunda vez que essas famílias veem tudo que tinham serem destruídos.

Moradia digna deve ser um direito humano universal, que não deve ser negligenciado pelo poder público. É papel da gestão municipal de Vitória da Conquista e dos governos prestar assistência e políticas públicas que atendam às necessidades dessas famílias que se somam a milhares de sem-teto que não têm outra opção: precisam escolher entre comer ou pagar o aluguel.

A luta do povo baiano por melhores condições de vida é a luta dos (as) professores (as) das Universidades Estaduais e de todos que se somam à construção de uma nova sociedade, com moradia digna, inclusive para aqueles que precisam de estrutura habitacional para poder estudar, pesquisar e ter direito de fomento ao desenvolvimento humano. As Associações Docentes se solidarizam com essas famílias e exigem das autoridades municipais e estaduais resolução efetiva do problema.