Fórum das ADs consegue reunião com interlocutor do governo no legislativo


Após muita pressão para a retomada de diálogo com o Governo do Estado, o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do bloco da Maioria, marcou uma reunião com as Associações Docentes. O encontro acontecerá de maneira remota às 14h de amanhã, próxima quinta-feira (18). O objetivo dos (as) professores é de retomar a mesa de negociação permanente e discutir a pauta de reivindicação 2021, entregue no dia 31 de dezembro do ano passado.
Para o Fórum das ADs, é importante que a reunião ocorra e avance em um calendário de retomada de funcionamento da mesa permanente de negociação. “Retomar o diálogo é fundamental porque, em primeiro lugar, as universidades estaduais não pararam de funcionar sob a pandemia. O diálogo também não pode parar. As nossas necessidades seguem tão atuais quanto nunca. Seguimos funcionando de maneira remota, as Associações Docentes fizeram campanhas de solidariedade em vários lugares onde nem o governo estadual ou federal chegaram”, demarcou Arturo Samana, coordenador do Fórum das ADs.
A mesa de negociação também foi um dos pontos do termo de acordo de greve. Confira. A mesa foi uma conquista da greve de 2019 enquanto um canal de comunicação permanente entre docentes e Governo do Estado para tratar das questões que envolvem direitos e educação pública superior.
A reunião desta quinta-feira (18) ocorrerá após um 1 ano e 2 meses de ruptura unilateral de diálogo por parte do governo com o movimento docente. A última mesa de negociação ocorreu em 7 de novembro de 2019. Na ocasião, os representantes de Rui Costa condicionaram a implantação de todas as Dedicações Exclusivas (D.E.) à renúncia, por parte do movimento docente, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em defesa do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior. O governo havia modificado o Estatuto para revogar o artigo que permitia, mantida a carga horária total de 40h, reduzir a carga horária mínima em sala de aula dos professores em dedicação exclusiva de 12h para 8h, para a realização de pesquisa (leia mais).