Docentes relatam na imprensa a crise das Universidades Estaduais e não garantia de direitos trabalhistas

Entrevista com Almir Santana, apresentador do programa Acorda pra Vida (Rádio Excelsior AM)

O Fórum das Associações Docentes (ADs) participou de uma entrevista na manhã de terça-feira (22), no programa Acorda pra Vida da rádio Excelsior AM. Gean Santana (ADUFS) e Iracema Lima (ADUSB) denunciaram a grave situação das universidades e dos docentes apresentando os números da crise. O professores também falaram das tentativas de abertura de negociação com o Governo do Estado, até então sem retorno, construção do indicativo de greve e o calendário de mobilizações do Movimento Docente (MD) previsto para o mês de setembro.

A iniciativa de percorrer as mídias de Salvador, e do interior do estado, foi uma ação apontada pelo Fórum no sentido de sensibilizar a sociedade baiana para a defesa da educação, do serviço público e dos direitos trabalhistas. Além dessas, outras iniciativas nesse sentido também estão em curso, como luta por audiências públicas com o tema nas Câmeras Municipais, Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Arquidiocese de São Salvador da Bahia e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Com os direitos trabalhistas negados, o MD já aprovou indicativo de greve nas assembleias de duas universidades – Uesb e Uesc. Na Uneb e Uefs assembleias estão previstas para agosto e setembro com essa e outras iniciativas de mobilização em pauta. Entre elas, uma paralisação estadual indicada para o dia 27 de setembro já aprovada em assembleia da Uneb.

Leia mais sobre o calendário de mobilizações aqui