Governadores se antecipam para aprovar Reforma da Previdência nos estados

Via CSP Conlutas

Ao mesmo tempo em que o governo Bolsonaro e o Congresso acabaram de aprovar uma reforma da Previdência branda para os militares, com vários privilégios para a cúpula das Forças Armadas, os ataques às aposentadorias dos trabalhadores não param. Com a avaliação de que a PEC Paralela, que estabelece as regras para a reforma na Previdência de estados e municípios, não terá a votação concluída na Câmara dos Deputados ainda este ano, governos regionais estão se antecipando e correndo para enviar às Assembleias Legislativas propostas específicas sobre o tema.

Há reformas na Previdência apresentadas em vários estados, como Paraná, Maranhão, São Paulo, Paraná, Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro e Ceará. Algumas já foram aprovadas, outras seguem em tramitação. Os textos não só reproduzem os graves ataques da PEC 06/19, como chegam a ser ainda mais duros.

O integrante da CSP-Conlutas/CE, José Batista, destaca que os governos, sejam da base governista de Bolsonaro ou os ditos da “oposição”, estão determinados em atacar as aposentadorias dos trabalhadores para desviar o dinheiro da Previdência para o pagamento da dívida pública a banqueiros.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.