Fórum das ADs cobra solução definitiva para folhas complementares de junho


Após reclamações de professores durante toda esta semana sobre o salário, e também sobre folha complementar do mês de junho, o Fórum das ADs entrou em contato com o governo para cobrar solução definitiva dos problemas. No último contato sobre o tema, ocorrido na semana passada, o governo se comprometeu em repor os valores descontados numa folha complementar. Contudo, tem sido detectado pelas Gerências de Recursos Humanos das universidades, e por relatos de professores que conseguiram acessar os seus contracheques, a existência de irregularidades no pagamento de junho com salários zerados ou com descontos excessivos.
No termo de acordo, assinado pelo movimento docente para o término da greve, o salário de junho seria pago integralmente conforme o calendário dos demais servidores públicos baianos, sendo 40% em 20 de junho e 60% em 28 de junho. A folha complementar no dia 29 realizaria a devolução do valor descontado lançado no contracheque de junho referente às faltas. 
“Assim que recebemos a informação, de que também a folha suplementar poderia vir com irregularidades, entrei em contato com Adriano Tambone, Superintendente de Recursos Humanos da Saeb. Reiteramos o termo de acordo onde ficou acordado o pagamento integral do mês de Junho de 2019. O não pagamento, portanto, configura-se como quebra do referido acordo, algo muito ruim para uma categoria que acabou de sair de um movimento paredista e teve dois meses de salários cortados”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.
Em resposta à exigência do Fórum, Adriano Tambone afirmou que iria verificar a situação e, caso seja necessário, uma nova folha complementar será feita com pagamento previsto até o dia 12 de julho. Segundo Tambone, no entanto, os casos de desconto realizados não são decorrentes das falta-greve que, segundo acordado, não possuem efeito administrativo.
Atento e vigilante, o Fórum das ADs solicitou que o governo enviasse por escrito, as informações dadas por Tambone sobre a nova folha complementar. Reiterou, ainda, que o governo informe publicamente que na folha suplementar, prevista para amanhã (29), não haverá cortes-greves do mês de abril ou maio. A orientação é que toda a categoria confira atentamente o seu contracheque e informe a sua seção sindical e à própria Universidade, sobre as diferenças no recebimento dos seus vencimentos.
O Fórum das ADs repudia o tratamento feito pelo Governo do Estado no que diz respeito ao pagamento dos salários da categoria, mesmo após um cronograma de pagamento aceito pelo próprio governo estuda formas de buscar ressarcimentos para reparar danos e desconfortos à categoria pelos erros e abusos do RH Bahia.