Negociação: Fórum das ADs aponta para as assembleias discussão sobre termo de acordo com o governo

Docentes discutem com governo a ata da reunião do dia 07.06.19. Foto: Ascom Fórum das ADs

Fruto da resistência da greve das Universidades Estaduais Baianas, que já dura mais de 60 dias, nesta segunda-feira (10) ocorreu mais uma reunião de negociação do Fórum das ADs com representantes do Governo do Estado. O espaço se debruçou sobre a discussão e assinatura de uma ata com os pontos consensuais da última reunião de negociação após o acampamento na Sec e ocupação na Secti (leia mais). Além da ata assinada, o movimento docente também apresentou a proposta de um termo de acordo para o governo, a ser discutido e avaliado pela categoria nas assembleias docentes desta quarta-feira (12).
Os docentes foram recebidos com grades de proteção, policiamento e bloqueio de acesso aos banheiros. Três viaturas das Rondas Especiais (Rondesp) abordaram o grupo de cerca de 15 professores que aguardavam a reunião em frente à Secretaria da Educação (SEC). A presença dos militares foi vista com indignação e estranhamento pelos docentes, já que o encontro com os gestores, marcado para ocorrer na Secretaria da Educação (SEC), foi previamente combinado com o Fórum das ADs.
A reunião iniciou-se com mais de 2 horas de atraso. Na oportunidade, estiveram presentes duas representações por cada Associação Docente, juntamente com os representantes da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho, da Secretaria da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e deputados representantes da Comissão de Educação, Fabíola Mansur (PSB) e Hilton Coelho (PSOL). O líder da bancada do governo, o deputado Rosemberg Pinto (PT), na ALBA também participou do encontro.

Docentes são recebidos para a reunião por policiais militares. Foto: Ascom Fórum das ADs

Ata assinada
Após a tensão com a polícia e o longo tempo de espera, o governo Rui Costa recebeu a categoria docente em greve. O encontro, como estava previsto, se debruçou sobre a discussão de uma ata da última reunião, ocorrida no último dia 7 de junho. O esforço das lideranças foi de registrar por escrito os compromissos acenados pelo governo e conquistados na greve, o qual foi assinado por ambas as partes.
“É importante que seja esclarecido que esse documento que assinamos é apenas uma ata com registro dos pontos acordados na última reunião. Ainda não é um termo de acordo, como está sendo divulgado pelo governo. Nós propomos a abertura de discussão sobre um termo de acordo, mas este foi enviado ao governo pelo Movimento Docente e ainda aguardamos a posição dos representantes do governo e será discutido em nossas assembleias. Na nossa avaliação, há ainda bastante intransigência por parte do governo. Nós tivemos dificuldades até para avançar nos compromissos da ata porque na mesa de ontem houve recuos e impasses colocados pelo próprio governo, seja em relação ao pagamento dos salários, seja em relação ao não contingenciamento, por exemplo”, explicou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.
A ata assinada em questão destacou quatro temas:
- Compromisso do Governo do Estado, após o fim da greve, para o envio Projeto de Lei à Alba com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções;
- Garantia dos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em investimentos;
- Caso a greve acabe em junho, mediante reposição das aulas, pagamento integral do salário do mês de junho/2019. Em sequência, com a reposição das aulas acordadas entre as Reitorias da Instituições e à Secretaria da Administração do Estado (SAEB), será pago o montante do mês de maio junto com o mês de julho, e, em sequência, os dias de greve do mês de abril;
- Abertura de mesa permanente de negociação após 72h de término da greve com periodicidade quinzenal;
Leia a ata assinada na íntegra.

Assembleias Docentes
Seguindo a agenda do movimento grevista, ocorrerão assembleias docentes em todas as universidades estaduais nesta quarta-feira (12). As assembleias discutirão a estruturação do termo de acordo e os próximos passos da greve. Confira a agenda das assembleias docentes:
Uneb – Assembleia na quadra ao lado do Teatro Uneb, no campus Salvador, a partir das 8h30.
Uesc – Assembleia no CEU, térreo do Pavilhão Adonias Filho da Uesc, a partir das 8h30.
Uefs – Assembleia no Anfiteatro, Módulo 2 da Uefs, em Feira de Santana, a partir das 14h.
Uesb – Assembleia no Auditório Waly Salomão da Uesb, campus Jequié, a partir das 14h.