Moção de solidariedade

Ascom Fórum das ADs

O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia – Fórum das ADs vem a público manifestar sua solidariedade ao estudante do curso de Direito da UEFS, Lucas dos Santos, por ter sido mais uma vítima de racismo quando retornava de viagem no Aeroporto Internacional de Salvador, no dia 20 de dezembro último.
O estudante, ao desembarcar em Salvador, equivocou-se e pegou trocada a mochila de outro passageiro, fato corriqueiro em aeroportos. Por sua vez, ao notar que a mochila tinha sido pega pelo estudante, ainda que por engano, outro passageiro iniciou uma séria de violências verbais e física na presença dos transeuntes e com indiferença e ‘cumplicidade’ dos seguranças do aeroporto que nada fizeram para evitar ou interromper as agressões.
Toda tentativa de Lucas para esclarecer o ocorrido foi em vão. Percebendo que não conseguia convencer o agressor e interromper as agressões, Lucas procurou a polícia e o lamentável fato foi parar na 12ª Delegacia de Salvador. O delegado de plantão, ao contrário do esperado, acolheu a denúncia de roubo pelo agressor e Lucas foi preso, sem direito ao contraditório. O jovem foi liberado apenas no dia seguinte, sob pagamento de fiança realizado por um amigo.
Esse episódio que vitimou notavelmente ao estudante, além de ferir os direitos do cidadão, denuncia o racismo estrutural que perpassa as várias relações na sociedade e que tem como origem a sistemática desumanização do ser negro, inicialmente na tentativa de justificar sua escravização no século XVI e que, infelizmente, aprofunda-se e avança ao longo do tempo, consolidando-se com o racismo científico no século XIX.  
O racismo que vitimou o estudante Lucas é o mesmo que: extermina a juventude negra nas cidades brasileiras; questiona a capacidade intelectual do discente ou docente negro nas salas de aula; faz com que o sistema de cotas raciais em universidades brasileiras seja fraudado; “sorteia” cotidianamente passageiros negros a serem revistados nas salas de embarque dos aeroportos, nos ônibus ou até nas festas populares. Esse conjunto de expressões, entre outras, desrespeitam a luta histórica dos negros em busca de reparação no sentido da construção das bases da igualdade, melhoria nas condições de vida da população negra e acesso a serviços e direitos.
O Fórum das ADs, na luta pela democracia, pela igualdade e pelo fim das opressões na sociedade brasileira, manifesta sua solidariedade ao estudante Lucas dos Santos, repudia veemente o fato ocorrido, exige punição dos envolvidos e solicita que o Governo Estadual promova ações para que fatos como esse não vitimem mais uma vez a dignidade da população negra.