Funcionalismo público baiano resiste: servidores ocupam AL-BA e convocam grande ato nesta quarta-feira (12) às 8h30

Foto: Ascom Fórum das ADs

Na tarde desta terça-feira (12) os servidores públicos da Bahia deram um recado de resistência e luta. Indignados com os projetos de reforma administrativa, propostos pelo governador Rui Costa (PT), os trabalhadores do Estado ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia para barrar a votação das medidas. A ação radicalizada pressionou o presidente da Casa, Ângelo Coronel, que foi obrigado a suspender a votação que estava prevista para essa terça-feira (11). Os servidores permanecem ocupados na AL-BA e convocam um grande ato para a manhã desta quarta-feira, a partir das 8h30, quando a votação será retomada.
Em unidade, sindicatos e centrais sindicais realizaram durante a última semana uma jornada de lutas contra os projetos de lei. Uma das principais reivindicações é a luta contra o PL 22.971/18, que propõe o aumento da contribuição previdenciária de 12% para 14%. Isto representa um aumento de 16,7% no valor da alíquota. Servidores, da ativa e aposentados, já enfrentam quatro anos sem reajuste salarial.
Além do aumento da alíquota, outra dura proposta do Governo do Estado aos funcionários públicos é o PL 22.975/2018. A proposição promoverá uma redução de 50% no repasse do governo para o plano de saúde do servidor. O Planserv, que já registra uma série de reclamações de usuários e de clínicas/médicos conveniados, será ainda mais precarizado. Na prática, a redução de qualidade do plano obrigará servidores a buscarem outras alternativas de atendimento. De acordo com o Sindsefaz, se o repasse do governo cair mesmo em 50% o convênio será inviabilizado. Trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) também participaram das manifestações do dia, em protesto à proposta de extinção da empresa.

 Trabalhadores da Conder se manifestam contrários a proposta de privatização da empresa.
Foto: Ascom Fórum das ADs

O Fórum das ADs tem participado de todas as mobilizações pela suspensão dos projetos. Para o Fórum, o governo precisa abrir diálogo com os funcionários públicos. Os sindicatos, junto com especialistas, têm acumulado propostas para as questões financeiras do Estado da Bahia. Contudo, para que seja possível avançar em resoluções efetivas que não penalizem os trabalhadores, o governador precisa se reunir e ouvir o movimento sindical. Leia a nota do Fórum das ADs sobre o PL 22.971/18.


Docentes das Universidades Estaduais presentes participam da ocupação. Foto: Ascom Fórum das ADs

Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs, destaca a importância da categoria docente se fazer presente na manifestação desta quarta. “Hoje tivemos uma importante vitória e demos um recado ao governador Rui Costa, o funcionalismo público baiano vai resistir e não se calará. Precisamos aumentar a mobilização para, de fato, retirar os projetos de pauta. O dia de hoje mostrou que é possível se seguirmos na luta e unidos. Convoco todos os docentes a ocuparem a AL-BA conosco amanhã, a partir das 8h30”, concluiu Sérgio.
Veja todas a cobertura do Fórum das ADs com todas as fotos do dia.