Reunião 13.09.18. (Foto: Ascom Fórum das ADs)
Na última quinta-feira (13) o Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos e o Fórum das ADs reuniram-se para discutir questões comuns relativas às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Estiveram presentes representantes das duas categorias de todas as universidades – Uefs, Uneb, Uesc e Uesb. As representações compartilharam experiências sobre os reflexos do arrocho salarial, contingenciamento orçamentário e ataques aos direitos trabalhistas. Os presentes apontaram em unanimidade a urgência de fortalecer o enfrentamento à política de desmonte da educação e dos direitos impostos pelo governador Rui Costa (PT).
Além de questões relacionadas ao orçamento e direitos trabalhistas, o espaço também fez um profundo debate sobre a autonomia universitária. Foi denunciada a medida autoritária e antissindical do Governo do Estado com o corte de ponto na última paralisação dos servidores técnicos, ocorrida no dia 16 de agosto (leia mais). A situação também se repetiu no mesmo mês com docentes da Uneb. Leia a nota de repúdio do Fórum das ADs sobre o assunto.
Como encaminhamento imediato, o espaço apontou a construção de uma nota unitária dos fóruns sobre o sucateamento das universidades, o arrocho salarial e os ataques aos direitos, fazendo um chamado à comunidade acadêmica para a luta. “Precisamos fazer uma defesa intransigente das nossas universidades. Está cada vez mais nítido a política do governador Rui Costa de desmonte do ensino superior baiano”, destacou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs.
Foi discutido, ainda, a necessidade de ampliar o diálogo com outros setores da comunidade acadêmica, a exemplo do movimento estudantil, através dos Diretórios Centrais Estudantis (DCEs) e demais representações estudantis. Dessa forma, os Fóruns acordaram a convocação de uma reunião do Fórum das 12 no dia 20 de outubro, em Salvador, na sede da Aduneb, das 9h às 17h. O Fórum das 12 é uma instância histórica do movimento das universidades estaduais que congrega representações dos docentes, servidores e estudantes.
Foto e texto: Priscila Costa