Fórum das ADs reúne-se com Guilherme Boulos

Reunião do Fórum das ADs com Guilherme Boulos e Marcos Mendes. Foto: Ascom Fórum das ADs

As representações do movimento docente baiano falaram sobre os ataques do governo estadual às Ueba e aos direitos trabalhistas

Na última terça-feira (3) o Fórum das ADs se reuniu com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e pré-candidato à presidência da república pela frente PSOL, PCB, MTST e Vamos. Participou também da reunião, Marcos Mendes, pré-candidato a governador pelo PSOL. Os professores dialogaram com Boulos e Mendes sobre a situação crítica das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o atual cenário de arrocho salarial, restrição aos direitos trabalhistas e também sobre o cenário nacional de ataque às Universidades Estaduais. Na oportunidade, foi entregue um documento sobre esse cenário.

Leia o documento na íntegra aqui. 

A reunião foi solicitada pelos pré-candidatos, que estevam em agenda por dois dias em Salvador. O diálogo abordou os reflexos da política do governo estadual na sociedade baiana, em especial no que tange a educação pública e os direitos trabalhistas. Os professores também denunciaram a política de segurança pública do governador Rui Costa, marcada pelo genocídio da população negra e periférica.

“Apesar de termos na Bahia um governo petista, o governador Rui Costa tem uma forma de governar muito similar à que representantes da direita tem. São absurdas suas declarações e políticas concretas. Na educação superior, as universidades acumulam desde 2013 um corte de mais de R$ 200 milhões no custeio e investimento. Na educação básica, o governo chega a propor militarização de escolas. No terreno dos direitos trabalhistas o funcionalismo público baiano hoje já enfrenta três anos de congelamento salarial”, denunciou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs.


FAD entrega documento ao presidenciável. Foto: Ascom Aduneb

Após ouvir as representações do Fórum das ADs, Guilherme Boulos concordou com a preocupação dos professores e destacou que a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade precisa ser um dos temas centrais na construção de um programa de esquerda e radical.

“Essas posturas de Rui a mim não surpreendem. Os limites que estão dados nas gestões petistas a nível nacional e estadual, por tudo que a gente observa, são ainda maiores aqui pela postura do Rui Costa.” destacou o pré-candidato. No âmbito da educação, Boulos defendeu a universidade pública como espaço, não apenas de ensino, mas também pesquisa e extensão.

“Qualquer projeto soberano para o país passa por uma universidade pública valorizada. Isso significa termos um posicionamento de que verba pública precisa ir para a educação pública. Hoje vai mais dinheiro do orçamento federal ao FIES do que a manutenção da universidade pública” defendeu. Boulos alertou, ainda, sobre o tema da terceirização e criticou a forma como as Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) são utilizadas nas gestões estaduais como uma justificativa para a privatização.

Ao final da reunião, o pré-candidato à presidência da república convidou o Fórum das ADs a contribuir, a partir do acúmulo de discussão do Movimento Docente, com o conteúdo programático de sua candidatura.

O Fórum das ADs, mantendo a sua postura de sempre buscar o diálogo, irá procurar todos os candidatos ao governo da Bahia para entregar documento com as reivindicações do movimento docente.

Texto: Priscila Costa